PLANO DE AULA DE HISTORIA
Tema: Mapas do Brasil sua representação histórica, cultural e social.
Publico Alvo: 5ºano
Tempo estimado: uma aula
Conteúdos:
- mapas do Brasil representação histórica, cultural e social
- temporalidade
Matérias:
- mapas
- cartolinas
- lápis, piloto, borracha e régua.
Objetivo Geral: Apresentar o mapa do Brasil como objeto cultural de representação histórica e temporal, objetivando mostra a importância desse objeto cultural para a sociedade.
Objetivos Específicos:
- Observar mapas de diferentes épocas.
- Registrar no caderno os aspectos dos mapas observados.
- Pesquisar em outras fontes (internet ou livros) mais informações sobre mapas.
- Construir mapas do bairro e a exposição desses no pátio da escola.
Procedimentos:
1º momento: De inicio haverá uma conversa breve com a turma sobre o que eles conhecem do mapa, através de questionamentos: o que é um mapa? O que apresenta o mapa? Qual a função do mapa?
2º momento: Haverá uma exposição na sala de aula de mapas de diferentes épocas. Os alunos deveram realizar a observação das principais características, diferenças e peculiaridade dos mapas expostos. Para melhor direcionar esse momento os alunos devem e buscando responder os seguintes questionamentos: qual a representação desses mapas em sua época? Quais as diferenças entre eles? O que representa cada um? E na época de colonização? Os mapas apresentam algum acontecimento histórico? Quantos anos se passaram de um mapa a outro?
3º momento: Realizar no caderno registros de toda leitura feita sobre o objeto observado;
4º momento: Pesquisar mais informações em outras fontes sobre o objeto cultural analisado, buscando responder questões: quem são os profissionais responsáveis em construir mapas? Qual o objetivo de se utilizar um mapa? Existem outros tipos de mapas?
5º momento: socialização da turma sobre o que foi estudado. Dividir em grupos para construção de mapas do bairro. E em seguida fazer uma exposição desses mapas no pátio da escola.
Avaliação: Será avaliado no decorrer do processo ensino-aprendizagem a participação dos alunos, o interesse, a interação nos grupos, os registros dos cadernos e o dialogo sobre o presente tema estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário