domingo, 27 de novembro de 2011

PLANO DE AULA REVISTO - ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO


PLANO DE AULA DE HISTORIA

Tema: Mapas do Brasil sua representação histórica, cultural e social.
Publico Alvo: 5ºano
Tempo estimado: uma aula
Conteúdos:
- mapas do Brasil representação histórica, cultural e social
- temporalidade 
Matérias:
 - mapas
- cartolinas
- lápis, piloto, borracha e régua.

Objetivo Geral:  Apresentar o mapa do Brasil como objeto cultural de representação histórica e temporal, objetivando mostra a importância desse objeto cultural para a sociedade.
 
Objetivos Específicos:
- Observar mapas de diferentes épocas.
- Registrar no caderno os aspectos dos mapas observados.
- Pesquisar em outras fontes (internet ou livros) mais informações sobre mapas.
- Construir mapas do bairro e a exposição desses no pátio da escola.
Procedimentos:
1º momento: De inicio haverá uma conversa breve com a turma sobre o que eles conhecem do mapa, através de questionamentos: o que é um mapa? O que apresenta o mapa? Qual a função do mapa?
2º momento: Haverá uma exposição na sala de aula de mapas de diferentes épocas. Os alunos deveram realizar a observação das principais características, diferenças e peculiaridade dos mapas expostos. Para melhor direcionar esse momento os alunos devem e buscando responder os seguintes questionamentos: qual a representação desses mapas em sua época? Quais as diferenças entre eles? O que representa cada um? E na época de colonização? Os mapas apresentam algum acontecimento histórico? Quantos anos se passaram de um mapa a outro?  

3º momento: Realizar no caderno registros de toda leitura feita sobre o objeto observado;

4º momento: Pesquisar mais informações em outras fontes sobre o objeto cultural analisado, buscando responder questões: quem são os profissionais responsáveis em construir mapas? Qual o objetivo de se utilizar um mapa? Existem outros tipos de mapas?

5º momento: socialização da turma sobre o que foi estudado. Dividir em grupos para construção de mapas do bairro. E em seguida fazer uma exposição desses mapas no pátio da escola.

Avaliação: Será avaliado no decorrer do processo ensino-aprendizagem a participação dos alunos, o interesse, a interação nos grupos, os registros dos cadernos e o dialogo sobre o presente tema estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário