domingo, 27 de novembro de 2011

RELATORIO DE EXPERIÊNCIA - ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO


APRESENTAÇÃO
O presente relatório é resultado da aplicação de um plano de aula, atividade solicitada na disciplina Metodologia do Ensino da Historia II orientada pelo professor Ricardo Pacheco. Dentro disto, este trabalho apresenta as principais considerações acerca da realização da aula que teve como principal objetivo apresentar o mapa do Brasil como objeto cultural de representação histórica e temporal importante para a sociedade. Aplicada em uma turma do 5ºano de uma escola da Rede Municipal de Recife-PE. E ainda apresenta-se uma breve discussão articulada a realidade em sala de aula com o conhecimento adquirido no âmbito acadêmico.

MÉTODOS E TÉCNICAS 

A partir da metodologia de Educação Patrimonial a aula foi organizada em cinco momentos. No primeiro momento, foi iniciada uma conversa sobre o que os alunos conhecem sobre o mapa.

 No segundo momento, foi observado pelos alunos uma exposição na sala de aula com dois mapas do Brasil de épocas diferentes. O primeiro de representação de um mapa de 1500, e o segundo o mapa oficial de 1950. Estes disponibilizados por um colega professor de Geografia. A observação realizada por eles foi direcionada em conjunto com alguns questionamentos.  

No terceiro momento, os alunos registraram no caderno os principais aspectos observados nos mapas; No quarto momento, os alunos se dirigiram a sala de informática da escola para pesquisar mais informações sobre o objeto de estudo. Esta atividade foi orientada por alguns outros questionamentos.  

No quinto momento, os alunos voltaram à sala de aula e divididos em grupos desenharam mapas do bairro. E em seguida montaram uma exposição desses no pátio da escola. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A aula foi planejada inicialmente para uma turma do 3ºano, mas ao entrar em contato com a professora responsável a mesma informou que esta atividade não cabia dentro do seu planejamento do segundo semestre. Dentro das possibilidades a aula foi aplicada em uma turma do 5ºano. Uma outra mudança foi a proposta de visita ao museu Homem do Nordeste, pois não havendo a disponibilidade do ônibus a exposição dos mapas ocorreram em sala de aula. Nesse contexto, foi postado um novo plano que poder ser observado no link http://conectadocomapedagogia.blogspot.com/2011/11/plano-de-aula-revisto-atividade-de.html

No decorrer da aula percebi demonstração de interesse dos alunos sobre a temática trabalhada, e interação entre eles e comigo. Os momentos de observação, registro e busca de outras informações sobre o objeto estudo proporcionou um trabalho interdisciplinar com foco em Historia envolvendo a geografia, português e até a matemática no momento em que realizaram o calculo de quanto tempo se passou entre um mapa e outro.
No momento em que os alunos desenharam mapas do seu bairro, alguns deles fizeram colocações com suas palavras: agente vai desenhar como o bairro estar hoje e daqui alguns anos vai mudar muitas coisas ou ainda este mapa é bom para ver mudanças de historias do bairro no futuro. Dentro disto é percebido que o objetivo proposto nesta aula foi atingido, pois após as atividades desenvolvidas é notória a mudança da percepção do mapa antes visto como uma mera representação do espaço e com função de localização. E hoje vista por esses alunos como uma representação também histórica e temporal, um objeto necessário a sociedade.
 
De acordo com HORTA, a Educação Patrimonial “é um instrumento de alfabetização cultural que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Neste sentido, pode-se afirma que a atividade realizada foi relevante, pois com base nas etapas (Observação, Registro, Exploração e Apropriação) da Educação Patrimonial buscou-se um ensino de Historia não reduzido a memorização de datas e acontecimentos passados. Mas buscou-se em uma abordagem dinâmica a considerar questões sociais e noções de deslocamento histórico-temporal contribuindo na construção de novos conhecimentos e na valorização cultural.

  Referência
HORTA, Mª de Lourdes Parreiras.Educação Patrimonial. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm  


Um comentário:

  1. Parabéns,
    Excelente relatório. Apresentou a proposta (em cinco momento, e não quatro) com clareza e a comparou com a bibliografia.

    ResponderExcluir